FONDUE E ETIQUETA Á MESA

FONDUE Receber os amigos e familiares é sempre bom ...mas só de pensar no trabalho que dá! Os anfitriões passam mais tempo com os preparativos do que com os amigos. Pois bem, a melhor opção, para não ficar presa à cozinha, é presentear os seus convidados com uma deliciosa e aromática fondue.
As fondues são fantásticas por isso mesmo: não prendem a anfitriã muito tempo na cozinha e proporcionam um convívio único. Os convidados sentam-se em torno da mesa, preparando eles próprios a sua refeição e apreciando o aroma da fondue... todo mundo adora!

Curiosidade também é cultura.

A origem da Fondue
É originário da Suiça, foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho.
A palavra fondue é de origem francesa "fondre" que significa derreter. Por isso o queijo usado precisa ser macio para fácil derretimento.
A tradicional receita de fondue suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como: presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos possibilitando outras variações.
Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França e segundo Brillat-Savarin, que adaptou e modificou a receita com ovos,cogumelos etc.
A Fondue de chocolate podemos usar esse conceito pois, acreditamos pela origem da palavra derreter fácil, o chocolate é a base principal que determina sabor, a textura e a cor. Nesta receita acrescentaremos creme de leite que é responsável pela cremosidade e aveludar o creme o vinho branco, como na receita original Dara o perfume e o sabor.
Como dica poderíamos colocar muitas versões de aromas e sabores por exemplo: café, raspas de laranja, essências de sabores desejados a sua escolha, suco de frutas etc.


FONDUE DE CHOCOLATE
Ingredientes: 500 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá ( 1 taça) de vinho branco
Modo de Preparo: Aqueça o creme de leite bem quente, coloque o chocolate misture bem, até ficar bem cremoso junte o vinho aos pouco.
Outros sabores, acrescente no final da receita, raspas de frutas, essências etc.
Sirva com frutas frescas higienizadas, e cortadas em pedaços médios para grande. Coloque também frutas secas como ameixa, damascos etc. bolos bem firmes ou ainda bolachas tipo waffer.
Dicas de etiqueta à mesa para o Cerimonial FONDUE.
Receber amigos e familiares é sempre muito bom, mas só de pensar no trabalho que dá! Os anfitriões passam mais tempo com os preparativos do que com os amigos. Pois bem, a melhor opção para não ficar preso na cozinha é presentear os seus convidados com uma deliciosa e aromática fondue.
As fondues são fantásticas: não prendem o anfitrião muito tempo na cozinha e podem e devem ser preparadas com antecedência, proporcionando um convívio único. Os convidados sentam-se em torno da mesa, preparam eles mesmos a sua refeição ou sobremesa e apreciam o aroma da fondue e dos acompanhamentos... todos adoram!
Dicas de Etiqueta:
Nunca leve a boca o garfo da fondue, ele irá várias vezes dentro do caquelon onde todos os convidados colocaram os seus garfos para fritar a carne ou mergulhar a sua fruta. Colocar num prato que estará na mesa a sua frente e com um garfo normal de serviço, você comerá. Esta regra deve ser obedecida como critério de higiene e postura para as fondue doces e salgadas.


PREPARE ANTES a fondue no microondas ou fogão convencional, as salgadas e as doces, depois leve-a para a mesa no réchaud, apenas para manter aquecida. Você desfrutará melhor sua recepção.
Utilize uma superfície resistente ao calor para colocar (o réchaud) a panela e a lamparina.
A utilização do creme de leite na fondue doce e salgada garante uma autonomia de uso e cremosidade brilhante. Essa dica é valida para os molhos preparados com antecedência evitando contra-tempos.
As frutas devem ser lavadas, cortadas e cobertas com papel filme e mantidas na geladeira até o momento de servir. A fruta gelada adere melhor ao chocolate.
As frutas como maçã, pêra e banana, ao serem cortadas, devem passar pelo suco de limão e depois serem cobertas com papel filme plástico para não escurecerem.
ACOMPANHE SEMPRE A FONDUE COM CHAMPANHE OU VINHOS!Um réchaud é indicado para servir 4 pessoas. Os garfos normalmente têm duas pontas, são compridos e no cabo têm identificação de cores ou números, para individualizar na hora de servir