Sopa Indiana
As sopas, tal como as conhecemos hoje em dia, nunca ocuparam um lugar de destaque na cozinha indiana. A única referência, até a chegada dos britânicos, era a de um prato de água de pimenta, enriquecido com um pequeno peixe o karavat, que era comido pelos membros das castas mais pobres. Esta sopa de tomate é, portanto, um prato de origem relativamente recente.

Ingredientes (para 6 pessoas): 6 tomates grandes maduros – 250g de ervilhas ou lentilhas – 1 cebola grande – 1 dente de alho – 2 folhas de louro – 1 malagueta verde – 400ml de leite de coco bem espesso - ½ colher (sobremesa) de erva doce – 2 colheres (sobremesa) de coentro OU salsa– 2 colheres (sobremesa) de cominho em pó – 1 ramo de hortelã fresca – 1 colher (sopa) de açúcar – 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada – sal a gosto

Modo de preparo: Tire a pele dos tomates, retire as sementes, coloque numa panela, cubra com ½ litro de água e cozinhe durante 15 minutos, em fogo baixo. Passe para o recipiente de uma batedeira, bata e reserve. Salteie a cebola cortada em lâminas e o alho amassado com a manteiga clarificada, numa panela, em fogo baixo, até que a cebola fique transparente. Adicione as folhas de louro, a erva-doce, o coentro, o cominho e a malagueta picada fina. Refogue durante 2 minutos, antes de adicionar o leite de coco e o purê de tomate. Ferva, junte as ervilhas ou as lentilhas, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até que as ervilhas ou lentilhas estejam macias. Se ficar muito grosso, acrescente água. Retire as folhas de louro, junte o açúcar e as folhas de hortelã picadas. Ajuste o sal antes de dar a última fervura e está pronto para servir.